top of page

COMO PREVENIR VAZAMENTOS DE FLUIDOS REFRIGERANTES?

É essencial saber como evitar esse problema, que causa prejuízos econômicos e, principalmente, ambientais.

O Fluido refrigerante que vazou não tem mais como ser recuperado, assim como os prejuízos que provoca. No seu trabalho, o refrigerista muitas vezes encontra vazamentos de fluidos refrigerantes. Esse é um problema que precisa ser evitado, não só pelos prejuízos econômicos que causa – pois é necessário fazer o reparo e repor o gás que vazou –, mas principalmente pelos danos ambientais. É preciso sempre lembrar que CFCs, HCFCs e HFCs, quando escapam para a atmosfera, provocam impactos sérios na camada de ozônio e contribuem para o aquecimento global. Por isso, nunca se deve simplesmente colocar mais fluido refrigerante em um equipamento ou sistema de refrigeração sem antes verificar a existência de vazamentos e corrigir o problema. A manutenção preventiva regular ajuda a evitar o problema ou a identificá-lo logo em seu início. Os principais indícios de que há vazamentos de gás são:

  • Perda de performance do refrigerador, com compressor funcionando;

  • Presença de umidade no compressor;

  • Presença de óleo ao redor de uma conexão.

A verificação deve ser feita especialmente nos locais onde os vazamentos ocorrem com mais frequência:

• Junções e conexões ao longo da tubulação;

• Pontos de solda (devido a soldas malfeitas ou pelo uso de material inadequado para a solda do metal da tubulação);

• Pontos de curvatura da tubulação (a tubulação fica mais fina no local da dobra, o que pode gerar pequenas fissuras quando se transporta o equipamento ou quando ele sofre choques mecânicos).

Para constatar a fuga de gás, os métodos mais utilizados são os testes por imersão ou com bolhas de sabão e o uso de detectores eletrônicos. Para finalizar, lembramos que, quando é necessário retirar todo o fluido refrigerante existente em um sistema, ele deve ser recolhido de maneira segura e armazenado em um recipiente adequado. Lembre-se: fluido refrigerante que vazou não tem mais como ser recuperado, da mesma forma que os prejuízos ambientais que provoca.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page